7ª edição do IoT Challenge: conheça as 19 soluções a concurso

São 19 os projetos a concurso na 7.ª edição do IoT Challenge. As soluções e as respetivas equipas foram conhecidas esta terça-feira, dia 24 de maio, durante uma sessão via Teams conduzida por Olga Gouveia, da área de Gestão de Produto IoT da Altice Empresas, a qual aproveitou o encontro para dar as boas-vindas a todos os participantes e partilhar as regras e a dinâmica do concurso.


As soluções selecionadas terão, a partir de agora, a oportunidade de usufruir do serviço IoT Connect da Altice Empresas, bem como dos espaços e expertise da Altice nos laboratórios golabs.5G e golabs.IoT, tal como explicou Luís Lamela, da Direção de Engenharia da Altice Portugal. “Temos pessoas especializadas que vos darão todo o apoio necessário. Contem connosco para conversar, planear testes em conjunto e, dessa forma, chegarmos a outubro com projetos bem-sucedidos”, afirmou.


André Luz, criador do projeto Infinite Foundry e um dos vencedores do IoT Challenge 2020, também marcou presença no evento, tendo deixado o seu testemunho sobre o concurso. “Quando participámos no IoT Challenge, estávamos no nosso 3.º ano de existência e aproveitámos o concurso para começar a testar a nossa solução em ambientes wireless e redes como 5G. Para nós, o concurso foi muito importante porque nos tornámos parceiros da Altice, trabalhámos com as equipas técnicas e a nossa própria tecnologia evoluiu. Hoje, a nossa solução é muito mais competitiva no mercado”, fez saber.


E aconselhou: “Aproveitem estes meses para amadurecerem a vossa solução e pedirem ajuda aos profissionais da Altice, para chegarem a outubro e a vossa solução já ter um grau de maturidade elevado”, disse.


Inês Ferreira, responsável de Produto IoT da Altice Empresas, encerrou o encontro, tendo aproveitado o momento para desejar boa sorte às equipas, que durante a reunião apresentaram soluções “muito inovadoras, interessantes e variadas”.


7ª edição do IoT Challenge 

As três soluções que mais surpreenderem o júri numa combinação de aplicabilidade e maturidade, inovação e atratividade do modelo de negócio sairão vencedoras a 12 de outubro, num evento que se espera ser realizado presencialmente. E as respetivas equipas serão premiadas com equipamentos 5G da Samsung e com a possibilidade de verem integradas as suas soluções no portefólio de Produtos e Serviços da Altice Empresas.


7.ª edição IoT Challenge. As empresas e soluções a concurso:

  1. Abacus – CapTemp
  2. Aqva More – Aroundinspire
  3. Bandora – Bandora
  4. BlueEye Handsfree – RedZinc
  5. HEXA – Something Apps
  6. Industrial workflow manager – Wetrack – industrial optimization
  7. Instaltech 5G AI IoT / Vídeo as a sensor – Instaltech
  8. Klugit Smart Plug – Klugit Energy Solutions
  9. Meight – Meight Technologies
  10. MTI SMART ROOM – Managing the Intelligence
  11. Neki – Neki
  12. QART WATER – QART
  13. Safe, fast and autonomous delivery – Connect Robotics
  14. SCUBIC B&H – Gotas Digitais
  15. Sistema Autónomo para a Colheita de Framboesa – Viridius Technology
  16. Spotlite – Aethra
  17. VitalProvid – Dynasys
  18. Vitruvian Shield – Vitruvian Shield
  19. 5G Stream Live - TRA

Saiba mais sobre o IoT Challenge 2022  aqui.