IoT Challenge 2022 premiou projetos que fazem uso da conetividade 5G

Já são conhecidos os vencedores da sétima edição dos prémios IoT Challenge 2022, um concurso promovido pela Altice Portugal que desafia empresas e startups a encontrar as melhores soluções de IoT “para elevar o mercado empresarial a um outro nível”. O foco estava nas oportunidades que a conetividade 5G oferecem ao ecossistema empresarial, tendo participado 12 projetos nesta nova edição, respondendo a desafios nas áreas da Gestão de Cidades, Mobilidade e Logística, Saúde e Bem-Estar, Educação, Eficiência Energética, Ambiente e Economia Circular, Indústria ou Retalho e Serviços.


Foram três os vencedores do concurso, com destaque ainda para um prémio honorário à solução 5G Stream Live, “uma solução 5G de aquisição instantânea de imagem e dados técnicos de viaturas, possibilitando, entre outros cenários, a atuação remota e automática em tempo real em caso de emergência”, salienta a Altice Portugal, que entregou o prémio à KRS (Kevin Reimann Saraiva Team).


Quanto aos vencedores do concurso, o projeto BlueEye Handsfree da RedZinc consiste numa solução de vídeo, que através de um wearable permite a transmissão, em tempo real, do ponto de vista dos profissionais em movimento. Este aparelho pode ser utilizado por paramédicos, enfermeiros comunitários, médicos e outros especialistas de forma remota para ajudar os pacientes. Trata-se de uma câmara leve, que capta vídeo em direto, utilizando uma aplicação no smartphone via 5G, diretamente para o Hot Desk BlueEye disponível na cloud.


O projeto MTI Smart Room da empresa Managing the Intelligence é uma solução que utiliza IoT e IA para o mercado global de alojamento turístico, de forma a aumentar a eficiência energética na unidade de alojamento. Os elementos de hardware de IoT não são intrusivos, de fácil instalação e configuração, compatíveis com qualquer marca de ar-condicionado.


Por fim, a solução Spotlite, da Aethra, trata-se de um sistema de monitorização de riscos para infraestruturas baseado em dados de satélite, sensores IoT e modelos digitais (digital twins). Estes fornecem uma análise de larga escala da estabilidade estrutural das infraestruturas, funcionando como uma plataforma online para servir as necessidades de diferentes indústrias, tais como a gestão de infraestruturas de transportes, energia ou mineração.


Os três vencedores ganharam um tablet Samsung Galaxy Tab S8 128GB 5G e as três equipas vão poder ver a sua solução IoT integrada no portfólio de Produtos & Serviços Altice Empresas. Nas suas sete edições, o IoT Challenge já impactou cerca de 220 participantes, 80 empresas e consagrou 24 vencedores, que contribuíram para reforçar o mercado português de soluções Internet of Things.


SAPO TEK